17 de abr. de 2014

VAI RECOMEÇAR A PALHAÇADA! DUVIDA?


Neste Sábado começa o Campeonato Brasileiro 2014, uma das competições mais controversas de todos os tempos e que ao longo dos anos acumula extenso histórico de campeões ilegítimos, viradas de mesa no tapetão, times que pagam e/ou armam esquemas para não serem rebaixados, árbitros despreparados e/ou malintencionados que mudam resultados de jogos e outros escândalos. Vale destacar que depois de instituída a fórmula dos pontos corridos, ficou mais fácil manipular resultados sem “dar na vista” demais, mas isso é assunto muito extenso e se eu fosse fazer uma análise a fundo sobre tudo o que já aconteceu e o que deveria ou não ter acontecido eu teria que escrever um livro e não um simples artigo como este. Portanto, ater-me-ei a ponderar sobre o que podemos esperar da competição que se inicia baseado
no que já passou.

O que é mais fácil supor: no fim teremos um Campeão Brasileiro paulista ou carioca, pois desde que o campeonato existe, paulistas e cariocas dominam o ranking de campeões tanto quanto dominam o ranking de campeões “contestáveis”. Paulistas não ganham desde 2011, entretanto se analisarmos não só a famigerada era dos pontos corridos, mas todo o Brasileirão Unificado, veremos que os paulistas têm amplo domínio sobre os cariocas e por isso não será surpresa se tivermos um Campeão Brasileiro carioca a fim de equilibrar a balança, mesmo sabendo que os cariocas estão muito ruins, não só esse ano, mas há mais de uma década.

O parágrafo anterior reflete o que se pode esperar todo ano, é claro, mas neste ano teremos um fator a mais a considerar: a Copa e consequentemente, a mídia esportiva mundial voltada para o Brasil que se esforça para maquiar todos os seus problemas para dar a entender para o mundo que faremos uma grande Copa e que por aqui tudo é lindo e maravilhoso. Pois bem, o Cruzeiro, atual campeão, detém o direito de mandar seus jogos em estádio da Copa, o Mineirão. Assim, chega-se fácil a um cenário onde os queridinhos da CBF encontram um lugar ao sol com mais facilidade, pois Corinthians, São Paulo, Santos, Fluminense e Flamengo também têm títulos nacionais recentes e são os eternos queridinhos da CBF e da Rede Globo, esta, como maior expositora das marcas dos clubes, respectivos patrocinadores e detentora dos direitos de transmissão da Copa e do Brasileirão.

E agora pergunto pra ti, leitor, qual outro time é patrocinado pela Nike (mesma da CBF/Seleção), tem estádio como sede da Copa e está há mais tempo do que qualquer outro queridinho da CBF na fila do Brasileirão? Qual time teve seu estádio remendado escolhido para sediar a Copa (SURPREENDENTEMENTE) em detrimento de um novíssimo estádio padrão UEFA (melhor que FIFA, para quem não sabe) na mesma cidade? Não precisa nem responder, não é? Então não se assustem caso as coloridas saiam da fila no fim do ano.

Assim, vão aí minhas apostas para quem leva o título: Internacional, um dos 4 grandes de SP ou um dos 3 do Rio (o Vasco está na Segundona). O Cruzeiro se encaixa na teoria, mas acabou de ganhar, motivo pelo qual creio ser menos provável que ganhe este ano, porém também não será surpresa se ganhar. É claro que temos outros clubes patrocinados pela Nike e/ou CAIXA, com estádios na Copa, mas sejamos francos: não têm o mesmo apelo que os times citados e por isso não vão ganhar. Os pontos corridos vieram para acabar com as chances dos times que a CBF não quer como campeões.

Viajei demais? Até pode ser, mas uma coisa eu prometo: se o título ficar com qualquer time diferente dos citados no último parágrafo, eu NUNCA MAIS falo NADA da CBF e seus mancomunados.

Cobrem-me no fim do ano.

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário