24 de abr. de 2014

EU NÃO VEJO, E TU?


Quando o Grêmio venceu a Libertadores de 1995 eu tinha 16 anos e me lembro bem das cabeçadas fulminantes do Jardel estufando redes indiscriminadamente. Aquele era um time pobre de opções táticas e não tinha nenhuma estrela e, no entanto, foi campeão desbancando grandes clubes brasileiros e sul-americanos. Outra característica muito importante era que não chegava com tanta facilidade à meta adversária, mas quando chegava, a taxa de conversão em gols era altíssima! A cada 2 ou 3 finalizações era um gol garantido.

Certa vez, Galvão Bueno narrando disse algo como: “eles aprontam uma correria enorme no começo...” se referindo à forte marcação adiantada que o Grêmio fazia. Pegar todos os rebotes e toda e qualquer sobra de bola era lei e muitos gols saíam desse tipo de lance. No começo de cada jogo, o adversário que resistisse aos primeiros 20 minutos sem tomar gol poderia ter esperança de alguma coisa na partida, mas era difícil quem resistisse. A forte marcação na saída de bola que o Grêmio exercia (característica do Felipão até hoje) induziam até os adversários mais hábeis ao erro. A única forma de vencer o Grêmio era com toques rápidos de primeira para fugir da marcação, mas isso poucos times conseguiam e mesmo assim nem sempre ganhavam.

Quando o Grêmio se classificou às oitavas eu tive uma inexplicável certeza, dentro do meu coração azul, que seríamos campeões. Alguma coisa no ar me afirmava isso. A raça do time, a garra, a vontade que eu sentia em cada jogador confirmava o presságio. Colorados secavam jogo a jogo e eu dizia: “não adianta, esse caneco já é nosso”. E eu falava com a convicção de quem tem certeza absoluta, de quem tinha uma premonição, não era flauta, não! E a cada jogo que passava era a mesma coisa até que na final, no último jogo na Colômbia, os secadores vieram e eu lhes disse: “hoje empataremos em 1 x 1 com gol de Dinho de pênalti e seremos campeões”. Fica fácil lembrar e contar isso hoje sem ninguém para corroborar, mas foi o que falei antes do jogo e foi o que aconteceu. Fato que me rendeu o apelido de “mãe Diná” por alguns meses.

Eu não vejo e não sinto isso no time atual. Quero muito estar errado, mas o meu palpite é que passaremos pelo San Lorenzo aos trancos e barrancos e cairemos nas Quartas de final. A não ser que o time volte a ter a atitude indignada que teve na fase de grupos. Marcação frouxa, poucos chutes a gol e muitos erros de passe... não tem como! O Grêmio de 95 errava muitos passes também, pois sua técnica era medíocre, mas a raça e a marcação eram tamanhas que em qualquer erro de passe já tinha 2 na cobertura para recuperar a bola! E isso fazia TODA a diferença! Não tinha bola perdida! E eu não vejo isso hoje.

Ontem o Zé Roberto teve uma chance clara de marcar quando a bola cruzou a área e ele não se jogou na bola de cabeça como deveria. Barcos perdeu o tiro em 2 lances por medo de meter a bicuda na bola e ficou culpando o Dudu. Luan errou um passe bisonho que colocaria Barcos na cara do gol. Ele poderia até ter chutado forte a gol na esperança de um rebote caso a bola não entrasse, mas fez a única coisa que não podia: errar um passe. Chances claras desperdiçadas que me dizem que perderemos mais uma L. A. por displicência de técnico e jogadores.

Quero estar errado, mas não vejo como. E tu?

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário