7 de fev. de 2014

GRE-NAL À VISTA, MAS QUE SE LASQUE O GAUCHÃO!

Crédito: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/ultimas-noticias/tag/os-flautistas/


Sempre fui daqueles que defende a ideia de que o Grêmio não deveria mais disputar o gauchão com time principal. Nunca mais! Na prática, esse campeonato só serve para contundir jogadores e causar transtornos como aqueles de Caxias do Sul que ainda renderão muita dor de cabeça.

Não sei como estão, para esse ano, os valores das premiações para campeão e vice do gauchão, mas, segundo Luiz Zini Pires do blog Bola Dividida, para 2012 esse valor era de meros 300 mil para o campeão e 100 mil para o vice. Ora, é sensato supor que o valor para 2014 não passe dos 500 mil. Para Inter e Grêmio é pouco.

Se o Grêmio for vice-campeão pode ter que usar o prêmio só para pagar a multa de Caxias, que pode chegar a 100 mil. Se for campeão o prêmio não chegará a cobrir os prejuízos com multa e por jogar de portas fechadas, caso venha a punição. E é provável que venha.

Mas daí vem o Gre-Nal e a velha rixa se acirra novamente. Ô rixa desmedida! Os colorados estão com 100% de aproveitamento mesmo jogando com times mistos. Tais números fazem os gremistas quererem que nosso tricolor acabe com eles e baixe a crista colorida deles. E a forma mais provável de se fazer isso é lançando mão dos titulares. É claro!

E pergunto: vale a pena fazer isso para baixar a crista das coloridas? Para jogar um campeonato tão desvalorizado? Talvez até valha. No último Gre-Nal do ano passado o jogo foi bom, corrido, sem grandes faltas, ataque pra lá, ataque pra cá, jogo limpo, na bola o tempo todo! Bonito de se ver! E foi um empate.

Não obstante, imaginem perder, nesse jogo, um titular como Rodolfo, Barcos, Wendel, Maxi e por aí vai. Não quero nem pensar nisso! O salário do Barcos gira em torno dos 700 mil, ou seja, o prêmio do gauchão não paga um mês de salário dele. Imaginem barcos recebendo 1 mês parado por causa de uma contusão sofrida no gauchão. Não dá né, gente!

Portanto, acho que até vale a pena entrar com titulares, mas não para jogar pela vida. Jogar, sim, mas não dar o sangue, não comer grama, nada disso! Isso deve ser reservado para a Libertadores. Entrar com os titulares para lhes dar ritmo de jogo contra um adversário mais duro e, no intervalo fazer 3 substituições para dar a mesma condição aos reservas. Quem sabe, talvez, até poupar o Zé Roberto para não lhe dar uma canseira. E só.

E quanto ao placar? Vitória, se vier, melhor. Se não vier, segurar um empate tá ótimo.

No mais, quero é que esse gauchão se lasque!

EM TEMPO:
Kleber provavelmente não joga por causa de lesão sofrida no joelho no jogo contra o Veranópolis (seu salário: ~500 mil). Ao mesmo tempo que vejo se concretizar aqui o que acabei de falar acima, não posso deixar de agradecer a oportunidade que outros jogadores terão no lugar do Gladiador, que para mim é um “bundeador”. Sinceramente, na minha opinião, a despeito da vinda de Dudu, se Enderson der uma oportunidade para qualquer um dos reservas o Gladiador não volta mais à titularidade, quiçá ao time. Acredito muito nisso.

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário