21 de set. de 2013

Ronaldinho Gaúcho no Grêmio em 2014



Não é novidade que Ronaldinho Gaúcho demonstrou, a jogadores e funcionários do Grêmio com quem mantém boa relação, vontade de voltar ao Grêmio. Ele é gaúcho, é e sempre foi gremista de coração então é natural que agora, quase em fim de carreira, queira voltar às suas origens depois de ganhar o mundo. Nenhuma surpresa. Muitos jogadores fazem o mesmo.

A surpresa fica por conta da grande aceitação da torcida gremista para com a possibilidade, segundo pesquisa promovida pela página do Grêmio na Globo.com, onde quase DOIS TERÇOS se mostram favoráveis à possibilidade. Parece até que o gremista é “mulher de malandro” que apanha, apanha e sempre quer voltar.

Só parece. Creio ser pura inteligência dos torcedores. Afinal trata-se de grande jogador que teria espaço em qualquer time do mundo. Além, é claro, de ser gaúcho e gremista que são sinônimos de “guerreiro”. E o fato de o jogador aproximar-se cada vez mais do fim da carreira nos diz que provavelmente Ronaldinho queira voltar para pendurar as chuteiras por aqui.

Nada mais justo. A se confirmar, o Grêmio não precisará mais temer ser envolto, mais uma vez, em negociatas pouco éticas, pois os irmãos Assis já demonstraram não quererem mais repercussões negativas como a do episódio da ida para o Flamengo. Isso aconteceu justamente na saída do Fla para o Galo: discretos e sem negociar com outros clubes.

E sejamos francos: se Ronaldinho tivesse vindo para o Grêmio quando foi para o Flamengo e se comportasse aqui como se comportou lá, dentro e fora de campo, teria sido uma catástrofe. O episódio serviu para amadurecê-lo ainda mais, fato demonstrado em sua atual passagem pelo Atlético-MG.

Entretanto, é como dizem os ditados: “cusco mordido por cobra tem medo de salame” e “gato escaldado tem medo de água fria”. E assim deve se portar a diretoria do Grêmio. Se for para Ronaldinho vir, que venha, mas que a iniciativa de vir seja dele. Que as propostas e garantias de que quer voltar PARA O GRÊMIO e não para outro clube qualquer PARTAM DELE.

Isso poderia ser visto pela torcida como prova de amor ao clube, quiçá como pedido de perdão sumariamente aceito. E como a temporada corrente já não é tão promissora o jeito é começar a arrumar a casa para iniciar o ano que vem voando. Então se vier, que seja bem-vindo.

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.

.