9 de set. de 2013

Esquartejado pela arbitragem em plena Arena, Grêmio vence contra tudo e contra todos!



O jogo de Sábado contra a Portuguesa poderia e deveria ter sido menos sofrido para o Grêmio. Na zona de rebaixamento, a evidente fragilidade da Lusa se mostrou em campo na Arena desde o começo. Só deu Grêmio no ataque durante todo o primeiro tempo e só por isso o Grêmio já mereceria terminar a etapa na frente no marcador. Mas daí veio a primeira cagada do juiz: Kleber avança área adentro e Valdomiro, zagueiro da Lusa, o derruba. O juiz, descaradamente, nada marca.

Eis que começa o segundo tempo e logo aos 2 minutos Pará cruza pela direita e Kleber completa para o gol em posição MAIS DO QUE LEGAL! E o que o bandeirinha faz?? Aponta um impedimento que até meu gato cego de 20 anos de idade veria que não existiu!

Como a Justiça tarda, mas não falha, aos 6 minutos o Grêmio abre o placar com Barcos de cabeça. Aos 12 Zé Roberto, de primeira, amplia para 2 x 0. Até os 25 minutos do segundo tempo só deu Grêmio e se o merecido placar elástico de 4 x 0, que é o que já deveria estar a essa altura, tivesse se concretizado eu duvido que a Lusa tivesse forças para reagir.

Mas com 2 x 0 o bom técnico da Portuguesa viu uma luz, mudou o time e encaixou a reação. Aos 25 minutos Dida faz defesa difícil que rebate em Rodolfo e entra. Gol de pura sorte que raramente acontece no futebol e que desestabilizou o time do Grêmio que, em seguida, cedeu empate por falha na marcação.

Daí veio o lance que deixa jornalistas e torcedores (?) do “Eixo do Mal” com comichões nos orifícios reatais: Kleber recebe a bola dentro da grande área e é NITIDAMENTE deslocado no ar pelo braço direito do zagueiro. Quem não consegue ver isso, por favor, vá ao médico. Está precisando. Concordo que muitos juízes não marcam pênaltis assim, mas erram ao não marcar e não quando marcam. Além disso, ele já havia assinalado faltas parecidas fora da área então de acordo com seu próprio critério seria desonesto não marcar esse pênalti.

O que aconteceu na sequência é culpa da falta de equilíbrio emocional dos jogadores da Lusa que não souberam se conter. Primeiro, Bruninho invade a área para apontar bola fora da marca esquecendo-se que o critério é o mesmo que determina se uma bola sai ou não do campo: deve estar TOTALMENTE fora. Se a “bochecha” da bola belisca a marca ela está NA MARCA, caso em questão. Depois, os policiais chegam para separar o tumulto envolvendo jogadores da Portuguesa e arbitragem. Valdomiro, até então, afastava os companheiros de time e, em uma atitude “bipolar”, vira para os policiais e começa a socar, enfurecido, o escudo de um deles. Resultado: Bruninho e Valdomiro JUSTAMENTE expulsos de campo.

Passada a confusão o Gladiador converteu o pênalti e deu a justa e merecida vitória ao Grêmio que, contra tudo e contra todos, se mantém firme no G4.

Vale ressaltar: o site Placar Real, aponta o Grêmio como líder do campeonato não fossem os erros que a arbitragem vem cometendo contra o time. O site também mostra que aconteceram erros a favor, mas, na balança, os erros contra pesam mais e isso é um fato que se repete ano após ano. Lamentável.

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.
.