8 de mai. de 2014

ALEGRIAS OU DESESPERO?

Eu hesitei em escrever sobre o nosso momento atual, to tentando esquecer o jogo da semana passada, mas sei que não vai ser possível. O banho de água fria que tomamos, vai pro mesmo lugar que está o vexame do Grenal.

Ser otimista uma hora cansa, e quem me conhece sabe que sou um cara bastante otimista, mas o meu otimismo no momento bate de frente com a realidade, e aí eu prefiro ser realista. Não consigo mais ser otimista diante da sequência dos fatos que acompanho. 

Meu gremismo não se abala, sigo gremista da mesma forma, com o Grêmio na boa e na ruim muito mais. Mas inevitavelmente menos animado e confiante. Não consigo dizer que agora vamos com tudo pro brasileiro e pra copa do Brasil, não tem como dizer isso, muitas coisas precisam mudar. Caso contrário, chegaremos novamente na segunda fase da copa do Brasil, confiantes e tomaremos outro balde de água fria. Ou comemoraremos eufóricos o segundo lugar do brasileiro e a vaga pra libertadores 2015, dando motivo novamente pra corneta VERMElha.

A culpa disso tudo é de Enderson? De Barcos? Não acho. Mas também não tiro a parte de culpa que cabe a eles, ao Maxi, e a todo o elenco. Enderson errou na Argentina, acertou em Porto Alegre. Barcos tentou, mas Buffarini não deixou. Logo depois Barcos e Maxi, não deixaram. Dissesse que ambos nunca haviam marcado gols, poderíamos responsabilizá-los, mas são bons jogadores e uma fase muito ruim, o futebol tem dessas. 

Não acho que mandando Enderson e Barcos embora, nossos problemas se resolverão e seremos campeões. Temos exemplos recentes de jogadores que saíram do Grêmio e foram campeões em outros clubes. O problema está no Grêmio, e isso que precisa ser arrumado. Tiramos Enderson e colocamos quem no lugar? Tite? Seria uma ótima opção se ele já não tivesse dito que não treina time brasileiros mais. Chamamos quem então? Não adianta colocar a culpa dos nossos fracassos recentes na conta de dois ou três jogadores, e do técnico. 

A diretoria tem culpa, a gestão passada tem culpa, são 13 anos de culpas, dos quais sabemos que é pesado o fardo, queremos nós livrar dele, mas botar esse fardo em um jogador que acabou de assinar com o Grêmio? Ele tem culpa por estarmos a 13 anos sem títulos? Óbvio que não! 

Mas eu sinceramente não sei, o que esperar desse 2014. Temos chances de sair campeões do brasileiro com esse elenco? Talvez. Podemos ser campeões da copa do Brasil no comando de Enderson? Talvez. 

Eu não sei, não sabia nem o que escrever essa semana sobre o Grêmio, escrever sendo otimista é muito mais legal, mais bonito. Rende mais opções curtir. Mas é preciso também, ter uma opinião quando estamos em um momento ruim, delicado, ou em crise. 

Vejamos os próximos jogos do brasileiro, e aí saberemos o que esperar do Grêmio em 2014. Alegrias ou desespero? 

Segue o baile! 

Força Grêmio!

Nicolas Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário